2011/01/23


Laura Cesana, Lisbon, Portugal, Judaism in Portugal exposition in Braga

Exposição de LAURA CESANA em Braga

MUSEU NOGUEIRA DASILVA

Inauguração Sábado, 5 de Fevereiro às 17 horas. A artista estárá presente.

A exposição estará aberta até dia 27 de 3ª a 6ª das 10 às12 e das14 às 18,30, Sábados das 14 ÀS 18,30 www.lauracesana.com

Obra Gráfica e Raízes

Ao longo da minha vida tenho pintado inspirada por elementos, sentimentos, emoções: interiores, velas e raízes, elementos no espaço, paredes abstractas, fases de inspiração hebraica, mulheres e fantasias, o mar, a música, a obra poética de Fernando Pessoa, etc.

Já tive a honra e o privilégio de expor no Museu Nogueira da Silva em 1990, com um texto para o catálogo do escritor Mário Cláudio. Para esta minha segunda exposição individual neste Museu, escolhi expor uma selecção da minha obra gráfica e da minha fase das Raízes *.

Tive a honra de ter uma exposição antológica da minha obra gráfica no Centro Cultural Português, em 2003, no Luxemburgo.

Quanto às Raízes...assim como disse numa entrevista respondendo a uma pergunta sobre o que me encantou em Fernando Pessoa , fazendo uma lista respondi também “a maneira de ser tanta gente!”. Todos temos raízes variadas e diferentes e cada uma enriquece e completa o próprio ser em maneiras únicas e próprias. Obras desta minha fase foram expostas, pela primeira vez, na Galeria S. Francisco em Lisboa, no longínquo 1978. Ainda hoje há pessoas que procuram esta fase do meu trabalho!

Espero possam gostar.

Laura Cesana

*Sobre esta fase apareceu também um artigo de Luís d’ Oliveira Nunes, no Diário de Notícias, (3 de Fev. 1978), com o título “Maturidade e saber na obra de Lori-Laura Cesana”, escrevia também “...Nas suas telas há um pouco do deserto, talvez, mesmo as suas miragens, descarnadas, despidas de arrebiques ou invenções barrocas, puras no traço, quase sempre vertical, como a subir para as alturas. E nas suas como que ossificações há uma transparência e uma invenção onírica de uma beleza segura, de grande unidade definitiva, solida. Atingiu, digamos assim, a maturidade plena, aquela que os anos e a prática emprestam para se ter uma visão segura e depurada do mundo que escolhemos para nosso tema. O que mostra, ... é algo de muito belo que na sua pureza vale a pena admirar.”

Nota biográfica: Laura Cesana nasceu em Roma, passou a infância nos EUA e vive e trabalha em Lisboa onde tirou um segundo curso superior e tem um Mestrado (com especialização em Educação Visual) pela Boston University. Em Portugal foi docente no Ensino Superior. Expõe desde 1971: realizou mais de 80 exposições individuais na Europa, EUA, Brazil, Hong Kong e Macau, e pariticipou em mais de 100 exposições colectivas. Autora do livro bilingue