2006/11/02

Tertúlias LADINA no Clube Literário do Porto
alexandre teixeira mendes

O MARRANISMO E A CULTURA HEBRAICO-PORTUGUESA/MARRANISMO AND PORTUGUESE-HEBREW CULTURE

NOVEMBRO 12

PARA ALEM DOS SETE SENTIDOS. UMA INICIACAO A KABBALAH
INITIATION INTO THE KABBALAH, BEYOND THE FIVE SENSES
Yosef Rodrigues, escritor, professor e conferencista, writer and teacher.

NOVEMBRO 26

JUDAH ABRAVANEL (LEÃO HEBREU), UM JUDEU DE PORTUGAL PARA O MUNDO/ A PORTUGUESE JEW FOR THE WORLD
Joao J. Vila-Chã, Professor de Filosofia Contemporânea da Faculdade de Filosofia de Braga (Universidade Católica Portuguesa) e Diretor da Revista Portuguesa de Filosofia (Braga).
Professor of Contemporary Philosophy at the Faculty of Philosophy, Braga (Catholic University of Portugal) and Director of the Portuguese Review of Philosophy (Braga). Author of "Amor Intelectualis? Leone Ebreo(Judah Abravanel) and the Intellegibilty of love"

O projecto das Tertúlias LADINA não descura nenhum dos aspectos mais importantes e problemáticos da tradição judaica-marrana. Elas pretendem conduzir-nos com passo seguro a um debate das tradições da Sepharad, com enriquecimento de perspectivas e com renovadas convicções. Destas áreas, a mais sublinhada aqui talvez seja a da espiritualidade sefardita (cujo exemplo de escrito maior é o livro Sepher HaZohar, “O Livro do Esplendor” que chegou a igualar-se, em santidade, à Torá e ao Talmud). A LADINA –Associação de Cultura Sefardita está convencida, e com razão, que a re-descoberta da cultura marrana gira em torno do desafio da espiritualidade. Digamos, então, imediatamente em síntese, que a espiritualidade judaica pode ser definida como uma tentativa de “reconciliação entre a terra e o céu” (André Neher), um esforço feito para alcançar a unidade do homem e da existência.
Os colóquios LADINA não são um fenómeno isolado (no actual momento histórico de renovação da sabedoria e religião judaicas). “Na busca da sabedoria, segundo Rabi Salomon Ibn Gabirol, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar”.É o tempo este, em que as associações marranas, como a LADINA, se tornam sólido e autorizado ponto de referência, experiência activa de procura, de iluminação, em ordem à “refundação” da vida religiosa ou, se preferirmos, da problematização da cultura marrana.

Herança sefardita

Os colóquios dos últimos meses promovidos pela LADINA em colaboração com o Clube Literário do Porto (CLP) foram dominados por duas preocupações metodológicas complementares: uma procurava definir o valor e o alcance da cultura sefardita; a outra, chamar a atenção, com toda a simplicidade, para alguns aspectos significativos da herança marrana de modo exacto, e a partir de um material de documentação em que se pode ter suficiente confiança. Na origem e no centro desta permuta, esteve 1. a animação cultural do burgo portuense e, portanto, 2. o equacionar da espiritualidade e da cultura hebraico-portuguesa. Foi o que tentámos fazer.

Kabbalah e Leão Hebreu

As Tertúlias Ladina são um desafio e um enriquecimento recíprocos: por um lado, ao promover o conhecimento e o debate da cultura sefardita que condensa e acumula as nossas experiências passadas, herança de obras e exemplos que, em todas as circunstâncias, mostra o caminho a seguir; por outro, ao divulgar problemáticas essenciais – inultrapassáveis e reconhecidas por todos – em que os conferencistas assumem as suas ideias (opiniões) que, por assim dizer, justificam um esforço de conhecimento objectivo. Podemos dizer que são já sinal ou verdadeiramente um instrumento desta atitude dialógica, que já considerámos, as Conferências da LADINA previstas para Novembro. Vejamos, mais em pormenor.

12 de Novembro, 22h, Clube Literário do Porto. As Tertúlias LADINA abrem com a conferência do Prof. Yosef Rodrigues “Para além dos cinco sentidos – Uma Iniciação à Kabbalah”.

Muito se fala, muito se escreve, hoje em dia, sobre a Kabbalah. Poucos terão ainda defini-la com rigor. Mas ninguém se dará ao luxo de ignorar. Designa-se normalmente como “recebimento” – em sentido estrito – aquela atitude potenciada na Tora, que tende a um esoterismo hermenêutico. Tratando-se e uma arte de cariz mais especulativo que prático, sem prejuízo da vida da piedade, tende a uma leitura amplificada da tradição mística do judaísmo. Yosef Rodrigues é escritor, educador de crianças e conferencista, com especialização em kabbalah. Traduziu recentemente “O poder da Kabbalah” do rabino Yehuda Berg (Bertrand Editora), de quem se assume como discípulo.

26 de Novembro, 22 horas, Clube Literário do Porto. O Professor Doutor João J. Vila-Chã dá-nos uma palestra “Judah Abravanel (Leão Hebreu”) – Um Judeu de Portugal para o Mundo”.

Uma análise cuidadosa das suas ideias mostra-nos que, embora um filósofo doutrinado – esclarecido pela Bíblia e pelo Talmud - , Leão Hebreu assumiu e desenvolveu até às últimas consequências o neoplatonismo renascentista. Os seus “Diálogos de Amor” ou Filografia Universal gozaram de uma reputação comparável à da novela “Celestina”, que também é uma hermenêutica de amor. Ou seja, é um pensador de origem portuguesa que meditou sob o signo da “teologia platónica”. Os seus três diálogos versam a essência, a universalidade e a origem do amor. João J. Vila Chã é actualmente director da Revista Portuguesa de Flosofia (Braga) e professor de Filosofia Contemporânea da Faculdade de Filosofia de Braga (Universidade Católica Portuguesa). Este filósofo e padre jesuíta é autor de uma centena de ensaios filosóficos especializados e organizador de inúmeros seminários sobre as questões da teologia contemporânea, onde podemos destacar entre os seus títulos a recente publicação “Amor intelectualis? Leone Ebreo (Judah Abrabanel) and the intelegibility of love” (Publicações da Faculdade de Filosofia de Braga, 2006).