2006/12/05

O RESGATE DA NOSSA MEMÓRIA
Portugal, Kislev 14, 5767

mla (traduçaõ de Luis Gonzaga Grego)


Em 1497, o ano do baptismo forçado, havia bairros judeus em quase todas as vilas e cidades de Portugal. Algumas como Lisboa, Porto e Coimbra tinham várias Judiarias, cada uma das quais com os seus locais de oração. O Rei D. Manuel I ordenou o desmantelamento das Judiarias, mandou deitar abaixo os portões, mandou alterar os nomes das ruas e ordenou aos seus magistrados confiscarem as sinagogas e os seus bens. Muitas sinagogas foram convertidas em igrejas enquanto que outras foram dadas ou vendidas aos favoritos do Rei. Actualmente restam poucos exemplos como em Tomar o Museu Luso-Hebraico Abrão Zacuto e a antiga sinagoga de Évora hoje em dia transformada em local turístico. Também em Castelo de Vide a antiga sinagoga foi transformada em museu.

Em Lisboa chegaram a haver provalvelmente cinco sinagogas (aguarde pelos próximos posts da Ladina sobre as antiga sinagogas de Lisboa) mas a maior de todas foi a Grande sinagoga, na Judiaria Velha. Tinham inclusivamente bancos estofados de seda. Não há sinais públicos de qualquer das sinagogas de Lisboa (excepto uma indicação errada em frente da igreja na Rua da Alfândega), ou das suas quatro Judiarias. A situação é semelhante um pouco por todo o país, tirando algumas excepções.

A Ladina dedica-se a resgetar a memória dos Judeus Portugueses e abraçou uma campanha para persuadir as autoridades locais a identificar e assinalar os locais onde existiram antigas Judiarias. Seria benéfico se os eleitos pelo povo, presidentes de câmara, deputados e ministros ficassem conscientes das vantagens do reconhecimento da herança cultural Judaica de Portugal e em particular para a diáspora portuguesa.

A nossa primeira carta é endereçada ao Exmo. Presidente da Câmara de Lisboa e tem por finalidade um processo de identificação envolvendo um edifício localizado perto de uma das 10 portas da Judiaria Velha, perto da antiga Grande Sinagoga.

Convidamo-lo a apresentar-lhes os seus pontos de vista.