2007/07/15

50,000 INQUISITION FILES TO BE DIGITALIZED IN THE NEXT THREE YEARS

The Lusa news agency of Portugal reported that the Ministry of Culture and REN, the national electrical distributer, will contribute one million euros (60-40 split in favour of the ministry) to diditalize 50,000 Inquisition documents in the national archives, Torre de Tombo. The minister, Isabel Pires de Lima, made the announcement at the Portuguese Centre of Photography in Porto,


see also report in Diario de Noticias, national newspaer-
http://dn.sapo. pt/2007/07/ 12/artes/ papeis_inquisica o_net_apoio_ mecenas.htm

Porto, 14 Jul (Lusa) - A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, anunciou hoje, no Porto, que a Rede Eléctrica Nacional (REN) vai apoiar a digitalização dos 50 mil documentos relacionados com a Inquisição existentes na Torre do Tombo em Lisboa.

Esta iniciativa vai ser financiada pela REN, na sequência de um protocolo de mecenato assinado sexta-feira entre a Direcção-Geral de Arquivos (DGA) e aquela empresa, que detém a rede de distribuição de energia eléctrica em Portugal.

A digitalização dos 50 mil documentos sobre a Inquisição em Portugal dará lugar a cinco milhões de imagens.

O processo de digitalização tem uma duração prevista de três anos, e custará um milhão de euros, cabendo 60 por cento (600 mil euros) do financiamento à REN e os restantes 400 mil euros ao Ministério da Cultura.

Isabel Pires de Lima sublinhou "a importância de envolver, através do mecenato, uma empresa neste projecto, que, apesar de ter pouca visibilidade pública, é culturalmente muito relevante".

A ministra falava no Centro Português de Fotografia, no Porto, à margem da inauguração de quatro exposições de fotografia que têm em comum o facto de serem todas constituídas por imagens de Portugal, do italiano Danilo Pavone ("Landscapes Theories"), do francês Georges Dussaud ("Crónicas Portuguesas") e dos portugueses David Infante ("À Flor da Pele") e José M. Rodrigues ("Dez Fotografias de Obras de Álvaro Siza Vieira").

A ministra anunciou também que o espólio do CPF e do Arquivo Fotográfico de Lisboa, num total de 14.500 imagens, vai ser colocado na Internet, no sítio do CPF.

O responsável da DGA, Silvestre Lacerda, referiu que a digitalização do espólio está em curso, graças ao financiamento do Plano Operacional da Cultura, devendo estar disponível na Internet em finais de Outubro, gratuitamente.

PF.

Lusa/Fim