2006/10/19



A LADINA constituiu-se informalmente em 24 Kislev 5765 (7 de Dezembro de 2004), Chanuká (Festa das Luzes).

O seu objectivo foi tornar-se o elo de dinamização e aglutinação de todos os que pretendam “resgatar” a memória e o legado dos que, ao longo dos séculos, não foram livres de exercer o direito inalienável de culto e liberdade de expressão. Deste modo, “in memoriam” dos que no Porto, encerrados em judiarias ou remetidos ao silêncio das suas consciências, foram reprimidos, sujeitos à vergonha e opressão de um “mal banalizado”.

Pretendemos dar voz à nossa herança, divulgando-a através das mais diversas expressões. Durante muito tempo, na Europa, ser português era equivalente a ser judeu (os chamados homens da nação). Assumir e dar a conhecer a cultura sefardita, dentro do espírito de tolerância e diálogo que a caracterizam, é, pois, o fim da LADINA. Libertá-la do anátema que a aprisionou na nossa memória colectiva será, pensamos, um acto de justiça de inestimável valor.

Actividades realizadas em 2005:

8, 9 e 10 de Abril de 2005 – Participaçãona organização do Primeiro Congresso dos Marranos em Portugal. sob o tema “Os Desafios da Fé Judaica no Mundo Pós-Moderno, organizado pela Comunidade Israelita do Porto e a Shavei Israel.

A LADINA foi ainda responsável pela realização de dois DVD’s, da autoria de Jorge Neves, respectivamente: “Actividades Judaicas no Norte de Portugal” e “Apresentação do Azeite Kosher Ribeiro Sanches” em Penamacor.

Participação em 18 de Abril no acto inaugural do MUSEU JUDAICO DE BELMONTE.


25 de Setembro de 2005 – Início das TERTÚLIAS DA LADINA, em colaboração com o Clube Literário do Porto, Fundação Luís de Araújo, com uma conferência e exibição de um filme dedicados ao Capitão Artur Carlos de Barros Basto, intitulada “Barros Basto, o apóstolo dos Marranos, e a obra do resgate”. Nesta sessão intervieram a Senhora Professora Doutora Elvira da Cunha Azevedo Mea, o jornalista do Público António Melo, a Dra Isabel de Barros Basto, o Rabino Elisha Salas e o Dr Alexandre Teixeira Mendes, membro da nossa associação.


30 de Outubro de 2005 – Tertúlia no Clube Literário do Porto sobre o Porto Moderno, realizada pelo Senhor Professor Doutor Francisco Ribeiro da Silva, Digníssimo Vice-Reitor da Universidade do Porto.


23 de Novembro de 2005 – Tertúlia dedicada à temática dos cristãos-novos na Época Moderna, realizada pela Senhora Professora Doutora Elvira da Cunha Azevedo Mea. A decorrer, de igual modo, no Clube Literário do Porto.

27 de Novembro de 2005 – Sessão de poesia e apresentação da obra do Senhor Professor Doutor Vítor Oliveira Jorge, no Clube Literário.

29 de Janeiro de 2006 – Tertúlia sobre “A CONTRIBUIÇÃO DOS JUDEUS PORTUGUESES PARA A ÉTICA CAPITALISTA” pelo Prof. Dr. António Vasconcelos Nogueira

04 de Fevereiro de 2006 – Tertúlia com a escritora Agustina Bessa Luís , sobre URIEL DA COSTA com lançamento da reedição do seu livro “UM BICHO DA TERRA”

30 de Abril de 2006 – Tertúlia com o Prof. Moisés Espirito Santo sobre “O BRASONÁRIO PORTUGUÊS E A CULTURA HEBRAICA”


28 de Maio de 2006 – Tertúlia com o Prof. Jorge Martins com lançamento do livro e conferência sobre “PORTUGAL E OS JUDEUS”


25 de Junho de 2006 – Tertúlia com António Carlos Carvalho sobre “O DESTERRO DOS MARRANOS”


09 de Julho de 2006 – Palestra Concerto sobre “O LADINO E A MÚSICA SEFARDITA” por Judith Cohen


14 de Julho de 2006 – Em colaboração com a Zéfiro Editora e o Clube Literário do Porto organizamos a apresentação do livro de Teresa Sabugosa “VIVA A REPÚBLICA! VIVA O REI!” Cartas inéditas e Agostinho da Silva, com a presença de D. Duarte de Bragança (sócio nº 1 da LADINA)




PROGRAMA DE ACÇÃO

1. Reabilitação do Capitão Barros Basto
Através de várias iniciativas, em coordenação com a família Barros Basto, iremos encetar uma petição pública para repôr a justiça em relação ao capitão Barros Basto, fundador da Sinagoga Mekor Haim do Porto, que até à presente data não viu o seu nome reabilitado.

2. Criação de um MUSEU JUDAICO DO PORTO

Tentar obter um espaço público (com o apoio da Cãmara Municipal, Governo Civil e outras entidades) na zona histórica da cidade, onde se situaram as diferentes judiarias que existiram no Porto, onde se reunirá o espólio já existente e o que se vier a obter, criando um MUSEU JUDAICO, que pretende perpetuar a presença e a herança sefardita na cidade, evocando nomes de relevo como Abrãao Zacuto, Uriel da Costa, Barros Basto e criando também um percurso turístico na cidade evocativo da presença judaica no Porto até aos dias de hoje.

3. Organização do OPORTO LADINO FESTIVAL

É nossa intenção organizar a primeira edição de um Festival dedicado à Cultura Sefardita, por ocasião de Rosh Ha-Shanah (Ano Novo Judaico), onde através da música, cinema, exposições e conferências, se divulgará as diferentes criações artísticas de raiz sefardita, em particular as expressas em LADINO, a língua dos judeus originários da Península Ibérica (SEFARAD)